Home / Inovação / Usinagem em SP: onde encontrar

Usinagem em SP: onde encontrar

Em nosso dia a dia, principalmente em grandes centros urbanos, o metal está presente em praticamente tudo, desde carros até pequenos utensílios (como parafusos), por isso, a usinagem em SP é uma atividade tão importante.

Essa técnica pode ser descrita como um processo produtivo que visa a transformação do metal em um objeto determinado. É considerado um dos mais precisos para se produzir peças muito finas e ricas em detalhes.

Como a metalurgia é uma atividade primordial para a produção de objetos de grande utilidade para que as cidades se desenvolvam, a maquianagem, como também pode ser conhecida, é uma forma de suprir essa demanda do mercado.

Como se dá o processo de usinagem em SP

O processo de usinagem em SP é algo muito recorrente, uma vez que as grandes metrópoles necessitam de grandes demandas de objetos produzidos a partir do metal, como equipamentos para indústrias e peças automotivas.

Diante desse mercado, usinar se tornou uma técnica muito mais eficaz, por exemplo, do que a moldagem e fundição, já que seu trabalho mecânico de transformação é muito detalhado, versátil e ainda barato.

Vários segmentos, como as indústrias de eletrônicos, setor naval, aéreo, siderúrgicas, petrolífica e dentre outras, estão envolvidas no processo e também dependem dessa transformação da matéria-prima em peças de utilidade.

Produtos resultantes da atividade metalúrgica

Como o processo de usinagem em SP é muito amplo, diversos materiais são produzidos para os mais distintos setores do mercado brasileiro. Confira a seguir alguns exemplos desse produtos:

  • Produção de equipamentos para o setor de enegia, como vagões;
  • Fabricação de peças para a siderurgia, como tubulações e válvulas;
  • Na mineração, a criação de brocas mineradoras, peneiradores e pórticos;
  • Nas indústrias de papel e celulose, se tem a produção das tubulações;
  • Reforma de equipamentos como cilindros, caldeiras e elevadores;

Ainda, vale lembrar que os metais utilizados para a fabricação dessas peças podem ser: ferro fundido, aço carbono ou liga, alumínio, bronze, titânio, níquel, ligas de cobre e outras opções, de acordo com o objeto a ser produzido.

As etapas de produção da usinagem se iniciam com o desenvolvimento do modelo da peça, ou seja, seu projeto, em seguida, parte para a fabricação, até que o material seja finalizado ou apenas passe por um acabamento.

Os tipos de usinagem mais aplicados

O surgimento dessa atividade no setor da metalurgia proporcionou uma comodidade muito grande para a sociedade, uma vez que novos produtos são criados, com a finalidade de trazer mais tecnologia e praticidade para o dia a dia.

Basicamente, existem alguns tipos para usinar, cada um com propostas específicas em relação ao seu processo produtivo. Confira a seguir quais são:

  • Usinagem de precisão: com os avanços da tecnologia, as atividades que eram feitas manualmente e com ferramentas obsoletas foram substituídas por processos de alta precisão e qualidade perfeita.

  • Usinagem mecânica: os objetos resultantes desse processo são feitos a partir de maquinários presentes na indústria do metal, como, por exemplo, os tornos, guilhotinas, furadeiras, fresadoras e dentre outros.

  • Usinagem de campo: alguns projetos necessitam que seus equipamentos sejam consertados ou reformados no próprio local de instalação, seja pelo tamanho, movimentação ou custo.

  • Usinagem química: para realizar a gravura e acabamento do metal são utilizados de processo químicos, como a foto-usinagem, que pode ser aplicada em uma grande variedade de ligas metálicas.

  • Usinagem por eletroerosão: é uma outra alternativa para que se consiga dar o formato na peça de metal, que recebe descargas elétricas para que se consiga moldar.

Com isso, pode-se identificar como a usinagem em SP, principalmente, é de extrema importância para as atividades do nosso dia a dia e que sem os seus processos o desenvolvimento poderia ser muito mais complexo.

Se você se interessou por essas informações, não deixe de conferir o artigo sobre usinagem de engrenagens. Além disso, você pode encontrar mais detalhes e serviços no site: http://braniva.com.br/

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *