Home / Solda / O que é serviço de usinagem

O que é serviço de usinagem

O serviço de usinagem é extremamente comum no mundo todo, sendo capaz de fabricar desde peças altamente sofisticadas para indústrias de grande porte até mesmo peças mais simples.

Geralmente, o serviço de usinagem garante a obtenção de peças em série e que possuem um baixo custo, além ainda de criar peças a partir de um bloco sólido ou de outra qualquer matéria-prima.

Além disso, dentro do serviço de usinagem existe ainda a área da mecânica, sendo usada como uma alternativa para reparar e produzir peças metálicas ou de outros tipos de materiais.

Conheça mais sobre o serviço de usinagem

Nos dias atuais o serviço de usinagem atua nas mais diversas áreas industriais, como por exemplo, a indústria naval, eletrônica, química, petroquímica, siderúrgica, eletrônica, mineração, entre muitas outras.

Por isso, é sempre necessário que o serviço de usinagem seja realizado com precisão, em que são incluídos diversos tipos de serviços, os quais podem ser:

  • Serramento;
  • Torneamento;
  • Furação;
  • Aplainamento;
  • Eletroerosão;
  • Fresamento, entre muitos outros.

Os serviços  existem há muito tempo, onde os processos eram todos manuais, mas atualmente com o avanço da tecnologia, tem-se utilizado maquinários de alta precisão, como por exemplo, as máquinas CNC.

Normalmente, o serviço pode atuam em peças usinadas produzidas com diversos materiais, como ferro, plástico, latão, alumínio e cobre, e para isso, são usados tornos automáticos, rosqueadeiras e furadeiras.

Qual a importância do serviço de usinagem?

Vem se tornando cada vez mais importante devido a produção de forma contínua, em que a maioria das etapas são automatizadas e otimizadas.

Além disso, o serviço de usinagem é extremamente amplo e capaz de englobar diversos processos, materiais e condições. Mas, de uma maneira geral, a usinagem é capaz de incluir o uso de uma máquina-ferramenta para a criação de um produto final desejado.

No caso do serviço de usinagem moderno, ele é atualmente dividido em vários tipos comuns, como:

  • A usinagem química, a qual se refere aos processos químicos, como a gravura do metal e o acabamento.

  • No caso do serviço de usinagem convencional, normalmente são inclusos processos de usinagem manual, em que o operador deve supervisionar o torno, moinho, broca, entre outros.

  • Atualmente, o serviço de usinagem pode contar ainda com os processos de controle numérico computadorizado, também conhecidos como CNC, que são normalmente não-convencionais e só dependem de um computador e não de um operador.

  • Já os serviços de usinagem por eletroerosão ou também chamada de EDM, a principal ferramenta é o uso de descargas elétricas, seja por penetração ou fio, sendo muito aplicada na tomada de molde, além da criação de protótipos em indústrias específicas.

  • O serviço pode incluir ainda a maquinação, a qual é um processo usado normalmente para produzir grandes quantidades de pequenas peças.

Sendo assim, o serviço de usinagem é capaz de envolver inúmeros processos, onde a tolerância e as especificações sempre devem atender a margem de precisão para determinados produtos e conforme o que o cliente deseja.

Além disso, no serviço de usinagem deve-se levar em consideração as medições, como comprimento, largura, profundidade e espessura da peça que será trabalhada.

Por isso, algumas máquinas já são projetadas para ter o funcionamento somente em determinadas medições, tornando-se então necessário pré-determinar todos os parâmetros da máquina antes de iniciar a usinagem.

Portanto, o serviço de usinagem atualmente é algo extremamente importante em todos os ramos industriais, sendo necessário a adequada seleção de materiais para que se tenha um produto final de qualidade. Além disso, é preciso contar com profissionais capacitados e experientes, por isso, confira o site http://braniva.com.br/.

Você gostou de saber como é o serviço de usinagem? Então continue conosco e saiba tudo sobre o próximo artigo sobre as máquinas de usinagem CNC.

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *