Home / Mecânica / Máquinas de usinagem CNC

Máquinas de usinagem CNC

As máquinas de usinagem CNC são conhecidas como máquinas de controle numérico computadorizado, ou seja, são altamente automatizadas e capazes de produzir peças sem a necessidade do auxílio de um operador.

Normalmente, esse processo é totalmente possível, pois as máquinas de usinagem CNC são programadas por diversas instruções que são entregues para um controlador interno do computador.

Em relação a essas instruções, elas são geralmente códigos que pertencem à uma linguagem de programação de controle numérico chamado genericamente de código G.

Saiba mais sobre o funcionamento das máquinas de usinagem CNC

Nas máquinas de usinagem CNC, além do código G, são utilizados ainda outros tipos de linguagem de programação, mas de forma específica é esse código que faz com que a máquina CNC dê todas as coordenas para prender e acoplar as ferramentas de usinagem.

Assim, o metal será cortado e moldado conforme as especificações programadas, onde são usados ainda uma série de códigos que geram as máquinas de usinagem CNC e as ferramentas de perfuração.

As máquinas de usinagem CNC vêm então se evoluindo desde a sua introdução nas indústrias, onde atualmente a maioria das máquinas estão ligada a uma rede de computadores que recebem todas as instruções e ferramentas por meio de um software.

Com isso, as máquinas de usinagem CNC foram aperfeiçoadas para serem capazes de operar, eliminando assim a necessidade da realização de planos de projetos elaborados de forma física.

Motivos para investir em máquinas de usinagem CNC

Atualmente, as máquinas de usinagem CNC são extremamente importantes para a agilidade e alta produtividade das indústrias, e por isso existem dois motivos para você investir nesse processo. Confira!

  • As máquinas CNC são fundamentais para a produção industrial e a usinagem, pois são ferramentas com operações programadas que garante independência e produtividade na fabricação e no tratamento das matérias-primas.
  • Além disso possuem um enorme avanço nas suas técnicas, sendo ferramentas operacionais para a produção massiva ou individual de peças, sejam elas simples ou complexas e de grande precisão.

Quais são os tipos de máquinas de usinagem CNC?

Com o avanço da tecnologia vêm surgindo de diversos modelos e técnicas que são capazes de aprimorar ainda mais os processos e os resultados finais.

Normalmente, os tipos mais utilizados  é a fresadora CNC, a qual possui como base a operação de um corte rotativo em três eixos, o que garante que ela tenha atuação como torno e fresadora ao mesmo tempo.

Além disso, existe um outro tipo bastante usado na usinagem, conhecido como Router CNC, o qual é uma máquina automática que possui um pórtico móvel que é capaz de realizar o trabalho em maiores áreas e diversos tipos de materiais.

No entanto, podem ainda ser encontradas outras diversas máquinas de usinagem CNC, como as furadeiras, entalhadeiras e retificadoras, as quais são amplamente utilizadas nas indústrias.

Portanto, as máquinas de usinagem CNC são atualmente extremamente necessárias para os mais diversos segmentos industriais, garantindo a operação de maneira programada e capaz de otimizar e automatizar todo o processo de produção. Para saber mais, confira o site a seguir: http://braniva.com.br/

Você gostou de conhecer sobre as máquinas de usinagem CNC? Então que tal conhecer mais um pouco sobre o próximo artigo sobre ferramentaria em São Paulo, e agregar mais produtividade para a sua indústria.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *