Home / Fresa / Caldeiraria pesada – como funciona?

Caldeiraria pesada – como funciona?

Para que a um país cresça e se desenvolva ele depende muito de seus fatores industriais, como automobilística ou petroquímica. E essas, por sua vez, precisam da caldeiraria pesada para a produção de peças e elementos muito específicos – e de tamanhos geralmente homéricos.

Quando falamos de caldeiraria pesada estamos justamente falando isso: a produção de peças sob encomenda, que são incomuns e muito trabalhosas, e que exigem a mais alta qualidade ao final do processo.

Elas vão operar no sistema marítimo, na extração de petróleo em tantas outras fabricas e corporações que movimentam milhões, e que por isso também investem muito para ter material de primeira qualidade.

Caldeiraria pesada: o braço direito do desenvolvimento de uma nação 

É inegável que a caldeiraria pesada é fundamental para o desenvolvimento de um país e para o crescimento industrial. Pode-se considerar que essa é uma das vertentes mais importantes desse caminho de evolução.

Para que uma peça seja desenvolvida com essa finalidade, é necessário que seja criado um projeto rigoroso com todas as instruções a respeito do que será criado.

Um engenheiro deverá realizar cálculos para entender as dimensões, e um projeto computadorizado deverá ser produzido para que só então a caldeiraria pesada entre em ação na produção efetiva do material.

  • Operador de caldeiraria:

Uma vez que o projeto está pronto, ele deverá chegar às mãos do operador de caldeiraria que será responsável por organizar a produção. Depois de analisar e conhecer cada detalhe, ele enfim poderá começar.

  • Equipamentos que podem fazer parte da caldeiraria de precisão:

Muitos dos equipamentos tradicionais da usinagem podem fazer parte de uma peça desenvolvida através de caldeiraria de precisão. Alguns deles são:

  • Torno;
  • Dobradeira;
  • Máquina de curvar;
  • Chanfradeira;
  • Furadeira;
  • Calandra;
  • Máquina de solda arco submerso;

O que acontece se um desses itens for fabricado errado?

A primeira palavra que podemos pensar aqui é: prejuízo. Principalmente se o erro for para menos, ou seja, se a peça tiver qualquer milímetro menor do que o que foi pedido no projeto, ela será inutilizada.

Uma fabricação dessas pode ter um alto custo, o que significa que perder esse elemento custará muito. Além do prejuízo financeiro, no entanto, existe a questão de falhas que podem ocorrer caso a peça seja utilizada mesmo sem estar correta.

Em qualquer das situações, o problema está garantido. Por isso é fundamental que um profissional altamente qualificado esteja envolvido nessa produção, para que as chances de alguma coisa dar errado sejam reduzidas a zero.

Quais são as empresas que fabricam esse tipo de peça?

Justamente por ser algo muito específico, que exige um gasto altíssimo e equipamentos de difícil manuseio, a caldeiraria pesada não é (e nem deve!) realizada por qualquer empresa.

Apenas aquelas com experiência de mercado e que possuam toda a estrutura necessária deve, oferecer esse tipo de serviço. Uma das questões é ter equipe apta a criar e acompanhar o projeto desde a sua concepção até a criação da peça efetivamente.

Na Braniva Indústria Mecânica você encontra tudo o que precisa: equipe qualificada, equipamentos desenvolvidos de forma precisa e com a mais alta qualidade. Acesse o site e conheça mais sobre a empresa e todas as facilidades que ela oferece.

A caldeiraria pesada é um dos setores mais complexos e também mais importantes da usinagem. Por isso mesmo você deve apostar em uma empresa de renome e que tenha possibilidades de cumprir com as suas expectativas.

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *